a vida depois da vida / eco em museu / canção-vitória / letra empoada / melhor que nada / é memória

segunda-feira, 13 de junho de 2005

Nessa Epocha Era Bem Diferente XIII

S[erviço da]. R[epública].

Constância, 2 de Janeiro de 1933

Exmº Snr. Governador Civil do Distrito de

SANTAREM

Em resposta ao assunto do oficio de V. Exª nº780-1ª, de 29 de Dezembro último, informo V. Exª que no dia 18 de Dezembro ultimo, apareceu aqui um guarda fiscal, acompanhado da G.N.R. de Abrantes, e de 2 contrabandistas, pedindo-me auxilio para guardar uns fardos de contrabando que tinham apreendido, visto não estar n’esse dia o Snr Secretario das Finanças, por ser domingo.

Acedendo ao pedido, mandei guardar os fardos, e quanto aos contrabandistas declarei-lhe que não podia responsabelisar-me [sic] pela sua prisão visto a cadeia não oferecer segurança alguma, respondendo o fiscal que isso não tinha importancia, visto que ao Estado só interessava a apreensão do contrabando.

Apesar dos contrabandistas serem dois, o fiscal apenas mandou deter um, entregando os cavalos ao outro para cuidar d’eles até ao dia seguinte que o assunto se resolvesse na Repartição de Finanças.

Depois dos cavalos tratados apareceu-me o contrabandista que ficou solto, pedindo-me para dormir na prisão com o pai, ao que anui por não ver n’isso inconveniente.

Fugiram n’essa noite da cadeia, e arrombaram a cocheira onde se encontravam os cavalos que levaram. Se não houve pois mais precauções deve-se única e exclusivamente ao guarda fiscal visto ele afirmar perante testemunhas que, como já disse, a prisão dos homens não interessava ao Estado, visto que a condenação d’eles implicava mais despesas para o Estado.

Saúde e Fraternidade
O Administrador do Concelho
[assinado] João Lopes Godinho"

* Cf. Arquivo Distrital de Santarém. Administração Geral Desconcentrada. Fundo do Governo Civil do Distrito de Santarém. Correspondência Recebida – 2ª Secção, (1933), vol. 1, Ofício Nº 8.

Sem comentários: