a vida depois da vida / eco em museu / canção-vitória / letra empoada / melhor que nada / é memória

sexta-feira, 15 de abril de 2005

Nessa Epocha Era Bem Diferente X (Ou, Ainda A Grande Guerra)

Serviço da Republica

Mação, 6 de Outubro de 1928

Exº. Senhor Governador Civil do Distrito de

Santarem

Venho rogar a V. Ex. se digne informar-me se se pode ou não contar com a entrada, no hospital de alienados, do soldado condutor nº 6 do Regimento de Artilharia Ligeira nº4 – Albino Alves, filho de Joaquim Alves e de Maria Marques, natural de Vale da Mina, freguesia de Envendos, dêste concelho.

O referido soldado, como já tive ocasião de informar V. Exª. em meu oficio nº 295 de 25 de Abril ultimo, encontra-se ha mêses[sic] aqui detido por sofrer de alienação mental,o qual tenho receio de mandar pôr em liberdade por as vezes se tornar agressivo e ter a monomania de querer matar o[nome ilegível], o que tentou já por mais de uma vêz.

Como se trata dum soldado que fes[sic] parte do Corpo Expedicionario Portuguez por ocasião da Grande Guerra, lembrei-me que talvez por intermédio do Ministerio da Guerra se pudesse consiguir[sic] que êle[sic] fosse internado no hospital.

Fico aguardando a resposta de V. Exª. que se não fôr favorável, e como não posso ter indefinidamente aqui detido o mesmo soldado, ver-me-hei na dura necessidade de o mandar pôr em liberdade, o que póde[sic] dar lugar a uma tragédia, o que eu muito desejaria evitar.

Saude e Fraternidade

O Adm.or do Concelho,

Luiz Melo

* Cf. Arquivo Distrital de Santarém. Administração Geral Desconcentrada. Fundo do Governo Civil do Distrito de Santarém. Correspondência Recebida – 2ª Secção, (1928), vol. 4., Cópia do Ofício Nº 1135.

Sem comentários: