a vida depois da vida / eco em museu / canção-vitória / letra empoada / melhor que nada / é memória

quinta-feira, 13 de janeiro de 2005

Nessa Epocha Era Bem Diferente I

Serviço da República

Administração do Concelho de Tomar
Tomar, 24 de Março de 1921
Ex.mo Governador Civil do Distrito de Santarém
Tive já a honra de pessoalmente informar V.ª Exc.ª das dificuldades que se me apresentam para de prompto remover as meretrizes, que são em grande número, e cuja instalação na rua Pedro Dias é quase secular. Logo após a minha posse do logar de Administrador deste concelho tive ocasião de verificar a inconveniencia da sua premanencia
[sic] naquela rua que de facto é muito central e onde também habitam pessoas de toda a respeitabilidade que devem sentir-se mal com uma tal visinhança.
Mas como remediar o caso se na unica rua onde se impunha a sua instalação não ha casas desabitadas e os moradores junto dos quaes algumas demarches já fis, se não dispõem à troca? Por agora e logo que retome o meu logar, o que se me afigura facil é por fora deste concelho aquelas cujo comportamento mais impõe essa medida
O Senhor Carlos de Campos Gavino é sob todos os pontos de vista um verdadeiro cavalheiro a quem por varias vezes tenho procurado atender. Mas a verdade e isto é bem notado é que tendo o mesmo Senhor sido Administrador deste concelho desde 16 de Maio de 1914 a 14 de Março de 1915 não conseguiu o que presentemente reclama; talvez porque agora mora na citada rua e pelos livros archivados nesta administração facilmente se verifica que já então às meretrizes impunha a sua saída da referida rua. Ser Administrador nessa epocha era bem diferente do que se-lo presentemente que lhe cumpre cuidar da alimentação dos seus administrados que lhe toma imenso tempo e o força a trabalho extenuante.
Saude e Fraternidade

O Administrador do Concelho,
(a) Guerra Semedo
” *

* Cf. Arquivo Distrital de Santarém. Administração Geral Desconcentrada. Fundo do Governo Civil do Distrito de Santarém. Livro de Correspondência Recebida – 2ª Secção, Nº 1 (2 de Janeiro a 11 de Maio de 1921), Cópia do Ofício Nº 272.

Sem comentários: