a vida depois da vida / eco em museu / canção-vitória / letra empoada / melhor que nada / é memória

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2005

Nessa Epocha Era Bem Diferente V

Serviço da República
Administração do Concelho de Benavente

Exmo. Sr. Governador Civil do Distrito de Santarem

Afim de que V.ª Ex.ª se digne empregar os seus melhores esforços para conseguir que seja internado em qualquer Asilo ou Tutoria comunico a V.ª Ex.ª que nesta villa se encontra um orfão de pae
[sic] e mãe falecidos em Novembro do anno passado com a gripe pneumonica que somente tem parentes afastados que o não querem receber estando em casa d’uma pessoa estranha que tem vindo a esta Administração declarar não o poder nem o querer continuar a ter em seu poder.
Este rapaz chama-se Manoel Chitas tem 10 annos de idade, dizem que não quer fazer nada e ter maus instintos pois que por varias vezes tem sido falado para guardar gado miúdo e como seja obrigado a ir pelas pessoas em casa de quem está, maltrata os animaes com o propósito dos patrões o despedirem e elle ficar sem trabalho.
Julgo que seria de toda a conveniencia a sahida do rapaz para local onde o obrigassem a trabalhar.

Saude e Fraternidade
Benavente, 23 de Julho de 1919
Adm.or do Conc.º
(a) Joaquim Pedro
[ilegível].” *

* Cf. Arquivo Distrital de Santarém. Administração Geral Desconcentrada. Fundo do Governo Civil do Distrito de Santarém. Correspondência Recebida – 2ª Secção, (11 de Julho a 16 de Outubro 1919), Cópia do Ofício Nº 700.

Sem comentários: