a vida depois da vida / eco em museu / canção-vitória / letra empoada / melhor que nada / é memória

sábado, 18 de dezembro de 2004

Palavras Em Desuso III

Zeloso –

"Serviço da Republica



Santarem, 18 de Setembro de 1918.

Exmº. Snr. Secretario de Estado do Interior

Lisbôa

Junto envio a V. Exc.ª o requerimento do Oficial dêste Governo Civil cidadão Júlio Cezar dos Santos Araujo; devo confirmar que é com pezar meu e do Exmº. Governador Civil efectivo Dr. Ramiro Guedes, que o faço embora reconheça áquele cidadão o direito que assiste a quem ha 37 anos tão bons serviços tem prestado no exercicio do seu cargo.
Não se trata de um funcionário de qualidades vulgares e por isso eu julgo cumprir o meu dever informando V. Exc.ª de que este oficial cumpriu sempre com a mais elevada isenção todos os serviços de que foi encarregado e bem mereceu um cooperador de lealdade incontestada. Largos serviços prestou nêste Governo Civil como organisador consciente consiente disciplinador honesto, gosando da afeição dos seus subordinados; cumprindo sempre escrupulosamente os seus deveres de funcionario, por isso eu tenho a honra de propor a V.Exc.ª para que o mesmo seja publicamente louvado em diploma especial que, por ser justissimo, mostre bem claramente como o Governo da República sabe honrar os que desveladamente, tão bem como ele, souberam servir o seu País.

Saude e Fraternidade
O Governador Civil Substituto” *

* Vide ARQUIVO DISTRITAL DE SANTARÉM. Arquivo Público. Administração Central Desconcentrada. Fundo do Governo Civil do Distrito de Santarém. Livro de Correspondência Expedida, 3ª Secção, Nº 2 (14 de Janeiro de 1918 a 24 de Outubro de 1919), Cópia do Ofício Nº 478.

Nenhum laço me liga ao Sr. Araujo à beira da aposentação, a não ser a admiração pelo que ele parece ter sido. Filetes do ofício, documentos destes.

Sem comentários: